segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto "Fazendo a diferença" com acadêmicos do 2º ano de ADM da FAFIPAR. 28 e 29/05/11

Conscientes das dificuldades variadas e da necessidade de se oferecer um recanto de lazer dentro das instituições de ensino infantis, este projeto traz a possibilidade de se organizar um parque construindo brinquedos a partir de materiais recicláveis. A realização deste tem por base a responsabilidade social que engloba algumas necessidades tais como: saúde, educação, política, comunicação, entre outros seguimentos e sugere também o desenvolvimento da potencialidade humana. A idéia central da iniciativa é oportunizar tanto à comunidade quanto aos jovens administradores a experiência do desenvolvimento sustentável, uma vez que na maior parte os recursos disponibilizados são recicláveis, tais como: pneus, embalagens pet, bambus e outros. Potencializar sua atuação para a sustentabilidade, inserindo este novo olhar em cada estratégia e cada ação,sejam elas de comunicação, de produção, de desenvolvimento de novos produtos ou de parcerias com organizações da sociedade civil é a finalidade da ação que se propõe.

Público Alvo
Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Ruth Crocetti Baka de Paranaguá localizado na Estrada Velha dos Correas, s/nº, Vila Horizonte, bem como a comunidade local, professores e funcionários deste CMEI.


PROBLEMA
Como envolver em trabalho cooperativo alunos do 2º ano do Curso de Administração, pais e professores do CMEI Ruth Crocetti Baka sob a ótica da responsabilidade social ?


Os universitários do 2º ano de Administração de empresas precisam colocar em práticas as aulas de Responsabilidade Social/Sócio ambiental ministrada pela profª Adriana Ramos Trochmann para colocar a teoria em prática e vivenciar os problemas e dificuldades existentes atualmente nas creches na cidade de Paranaguá.
A escolha atendeu uma série de fatores, pois desde o mês de março/abril buscava-se uma escola que pudesse receber o projeto social com o mínimo de estrutura necessária para que desenvolver as atividades.
Todas as reuniões que antecedem o lançamento do projeto já foram realizadas. A nova turma já recebeu informações sobre o CMEI Ruth Crocetti Baka, todos os ofícios prontos e entregues para abertura, novas parcerias e novos educadores aceitaram o convite em participar do projeto social.


A construção da proposta pedagógica da Universidade demanda uma reflexão sobre os conteúdos a serem selecionados, de modo a ampliar a concepção de conteúdo para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes, reafirmando a responsabilidade da Universidade com a formação ampla do acadêmico. Nesse sentido, o coletivo da Universidade deve refletir sobre um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os acadêmicos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.





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