quinta-feira, 5 de maio de 2011

A magia de amadurecer.

Entendo que errar e acertar faz parte do processo do amadurecimento, quando perdemos, caímos, somos dispensados, traídos, enganados passamos por um momento do PENSAR reavaliar nossos atos e atitudes, REFLETIR.
Tentamos muitas vezes refazer a história com outro contexto, procurando não passar pelos mesmos fatos que nos trouxeram dissabores, arrependimentos.
Amadurecer nem sempre é pelo fato de perdas e ganhos mas por completar um espaço vazio com CONHECIMENTO, enriquecemos nosso curriculum com vivências de sucessos e de insucessos, pois errar faz parte do aprendizado e reconhecer o erro é tão fabuloso quanto acertar, não fazer o mesmo caminho já traçado é descobrir novos trajetos novos obstáculos.
Talvez, sei lá, quando nos tornamos pai, mãe, esposa, esposo, vovó, vovô, chefe, mestre neste momento o amadurecimento aconteça de uma forma mais impetuosa, nos sentimos fortes por alcançarmos um patamar por poucos alcançados.
Porém quando precisamos amadurecer por luto, rompimento doenças e crises não conseguimos passar palavras leves, elas vêem carregadas de mágoas, desilusões e sofrimentos, e infelizmente isso faz com que as pessoas ao nosso redor se afastem, pois nosso rancor ultrapassa o limite dos que estão em nossa volta.
Quando passamos pelo processo do AMADURECER nos tornamos mais seletivos, nosso feeling fica mais aguçado, conseguimos identificar entre o bem e o mau de longe, nosso FARO fica mais sensível, nos tornamos bons ouvintes conseguimos desarmar qualquer um com nossa calma, educação e doçura, olhamos nos olhos ao falar, a confiança e a soberania é nosso maior alicerce, conseguimos controlar nossa fúria passando calma e credibilidade aos que nos cercam.
Com absoluta certeza é claro que amadurecer não é questão de envelhecer mas estar aberto ao NOVO as mudanças é aceitar as diferenças, respeitar tudo que está em nosso redor, terra, água, pessoas, animais, credos, crenças, raças e VALORES.
É apreciar a vida perdendo (ganhando) mais tempo para saboreá-la com calma e prudência, responsabilidade.
Amadurecer é estar aberto sempre, é ter menos “pé atrás”, é aprender a depositar confiança nas pessoas, pois estas são seres humanos e não ciladas. Amadurecer/Crescer significa também ramificar e se abrir, expor ao mundo, ao vizinho, ao amigo, ao colega de trabalho a riqueza de nossas experiências. Isso é saber amadurecer junto, trocando, cedendo, doando parte de sua alma ao mundo, que como cada um de nós também amadurece. Mas o mundo é outra história e a história é cíclica... Porém, jamais igual.

Adriana Ramos Trochmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário